quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Gravidez da Adolescência

Todo mês surge mais uma grávida com 14 anos aqui no meu postinho. Não sei mais o que fazer.
Temos tentado palestras, reuniões. O problema que não é por falta de informação que a adolescente engravida. A maioria absoluta conhece todos os métodos anticoncepcionais de cor e salteado,e dão banho em muito marmanjo. O que acontece é que muitas estão já na terceira geração de gravidez precoce na família (avó engravidou aos 16, mãe aos 15, e ela aos 14), então não conseguimos ter penetração nesta família. E em outras há o pensamento fantasioso de que a adolescente terá uma vida melhor, com sua própria bolsa-família.
A partir do mês que vem prepararei uma série de palestras (e pretendo disponibilizar o material aqui no blog, ou quem quiser contacte-me no email doutoraleilany@hotmail.com) digamos um pouco mais "agressivas", onde explicarei as morbi-mortalidades da gravidez nesse grupo, com fotos Mais "chocantes", pois geralmente as fotos são de adolescentes com barrigas lindas, sentadinhas em grupos, aguardando a chamada para o pré-natal, chega a ser até uma visão romântica da situação. Colocarei fotos de cirurgias cesareanas, adolescentes na UTI, óbitos. Terapia de choque. Pode ser politicamente incorreto, pode sim. Mas mais politicamente incorreto é eu ver todos os meses mais uma adolescente que vi crescer, que fiz nascer, engravidando, saindo da escola, não tendo oportunidades no mercado de trabalho e sendo excluída de uma vida melhor (faculdade, mestrado, um casamento mais maduro, ou simplesmente uma vida independente).
Outra coisa que farei é gravar o choro de um bebê com cólicas, e trabalhar o som, para que o choro fique contínuo por 3 minutos. E nas palestras usarei essa gravação em uma dinâmica. Após ouvirem o som, as (e os) adolescentes escreverão o que vier a mente. Depois haverá leitura dos papeizinhos e falarei: "Pois é gente, e foram só 3 minutinhos... Para um adulto já é complicado... Já pensou, você ouvindo esse som por 3o minutos, 3 horas... E sem ninguém para ajudar, muitas vezes sem condução para levar o bebê a um médico...".
Pois é,o ser humano é assim... Muitas vezes falar manso não resolve, vamos partir para falar alto...

2 comentários:

  1. Nossas idéias vivem mesmo se cruzando! kkk
    Na escola tb estamos muito preocupados, entaum resolvi passar um material q tenho sobre gravidez precoce para uma sala q está com uma coleguinha de 13 anos grávida de sete meses e onde todas as colegas estão achando "o máximo", "super romântico e lúdico". È um slidezinho bem simples q montei e uma dinâmica onde peço pra um(a) aluno(a) cuidar de um bebê pra mim enquanto dou a palestra (uma boneca que levo com fraldas, mamadeira, enfim, aquela bolsa básica de bebê). Qdo conseguir, mando o slide pra vc e fotos da palestra que foi ontem 24/11). Temos sim que tentar conscientizar essa mulekada! Bjo

    ResponderExcluir
  2. Fiquei seu Fâ Leilany.
    Cheguei aqui pela Marli que deve ter chegado no meu Blog pelo seu Amâncio.
    Adorei seus pensamentos e seu jeito de ser.
    Se o mundo tivesse mais pessoas como vc estaríamos num paraíso.
    Para perdurar a raça Deus criou o prazer e somado com umas SKOLs o povão faz filhos como coelhos. 7 BILHÕES.....!!???
    Minha esposa é enfermeira e tem um SLOGAM divertido. " Abram os olhos e fechem as pernas ". mas elas fazem sempre o contrário...risosss.

    Abraços e ...vamos que vamos....

    ResponderExcluir