segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Correr no Horário de Verão

Olha, sou persistente,senão já teria desistido de correr de tarde, com esse horário de verão. Saio daqui 'as 17h (então são, na verdade 16h). Sol fervendo o asfalto. Mesmo com água no cinto, aquele vapor que sobe do asfalto até cega a gente.
Sexta-feira passada, depois da penúltima subida, sentido Herculândia-Tupã (depois do Motel), lá pelo km 506, eu senti cãimbras até no bumbum (meu pai me ensinou que bunda é muito feio).
Os óculos especiais de corrida embaçavam toda hora, mas se eu tirasse não aguentava o sol de frente...
Que situação...
Pensei então se não compensaria correr ANTES do trabalho, mas daí seria pior ainda, pois saio de casa 'as 6:30 para o trabalho, então teria que correr lá pelas 5h (na verdade 4h)... Sem chance... eu, no asfalto, no escuro? Nem morta, não esquece que sou carioca, e para o carioca ficar no escuro na rua é risco de vida.
Gostaria de saber uma coisa, será que a economia de energia é tanta assim, que valha a pena ficar 133 dias num horário que quando a gente começa a se acostumar com ele, já está acabando?
Fico pensando numa alternativa mais econômica e com menos sacrifício para o povo brasileiro.
E se houvesse um conbate real 'a corrupção, com os bandidos de colarinho branco na cadeia, e o dinheiro surrupiado devolvido? Será que isso não renderia pelo menos dez vezes mais dinheiro para os cofres públicos do que os tostões arrecadados com a economia de energia? 
E se houvessem mais investimentos em energia residencial e industrial limpa?
E se houvesse estímulos para a indústria fabricar cataventos e painéis solares? Sim, pois fui procurar cataventos para instalar energia eólica lá na chácara, e só tem uma ou  duas fábricas, lá no nordeste, só de frete a gente fica pobre.
Mas nosso governo é mestre em fazer isso, medidas antipáticas mas que resolvem um pouco a curto prazo. Nada que resolva muito a médio e longo prazo.
Enquanto isso, lá vou eu, fervendo até a última gota, com a bunda (ah pops, finge que não leu, tá?) em pandareco. Obrigada Dilma, vejo porque você não corre, deve ser por causa do horário de verão, né.

2 comentários:

  1. Olá, Dra!
    Concordo em gênero, número em grau...muitas medidas efetivas poderiam ser adotadas ao invés desses paliativos... já q estamos falando de corrida, deixa eu tirar uma dúvidas com minha "Guru"...kkkkkkkkkkkkkk
    Me lembro de vc ter me dito que sentia muitas dores no joelho no início, q sumiram com o tempo. Isso tem a ver com o peso? Foram diminuindo a medida q vc emagreceu?
    Pergunto pq sinto muitas dores na canela (deve ser tíbia, neh?kkk). Já conseguia correr 30 minutos, mas de uma semana pra cá, minhas canelas doem demais... sinto q teria fôlego pra continuar por mais alguns minutos mas naum aguento a dor nas pernas.Tenho ficado muito ansiosa...apesar de ter melhorado bastante meu condicionamento físico, sinto q desacelerei meu emagrecimento...ando meio irritada e sem paciência.
    Ah, mas apesar desse desanimo (espero q passageiro, kkk)estou firme no abandono do cigarro, dia 10 fazem 3 meses.
    Bjo, Dra, T+

    ResponderExcluir
  2. Vou tentar responder a você de maneira objetiva, mas qualquer dúvida me procure, ok? Olha primeiramente quero parabenizá-la por tanto esforço e força de vontade. São pessoas assim como vc que me fazem pensar que vale a pena a gente tentar orientar ao invés de medicar, mesmo a mmaioria das pessoas ainda preferir remédios ao invés de saúde. QUanto ao cigaro,parabéns, parabéns, parabéns! É isso aí! A dor que vc me descreve parece ser a banda ileo tibial, ou canelite, muuuuuuuito comum entre corredores. Geralmente é devido ao excesso de treino ou erros na escolha do calçado, ou erros na pisada. O peso também ajuda na dor, mas no caso do excesso de peso as dores acometem tb joelhos e coluna. Primeira coisa: desacelere. Faça treinos dia sim, dia não, até melhorar da dor, mas é importante não parar. Ponha gelo no local assim que chegar em casa, por uns vinte minutos. Não se preocupe se parar de emagrecer, comigo foi assim, eu parei por uns 4 meses e depois fui "secando"...rs.. Outra coisa, vc pisa "p dentro" ou "p fora"? Já está na hora de vc comprar um tênis mais "profissional"... Comecei com os Asics, mas vivia com dor nos joelhos, até que comprei um Reebok Reezig, por R$199,00, lá no shopping, não é um dos melhores, mas PRÁ MIM (pode não ser o seu caso), foi muito bom, nunca mais senti dores. Preste atenção e tente descobrir se sua pisada é "pronada", "supinada" ou neutra". Vc vai descobrir vários sites na internet falando nisso. Tente, ao correr, ter a consciência do seu movimento. Corra mais devagar e preste atenção como pisa. Tente pisar primeiro com o calcanhar ou com o meio do pé (existe outra técnica, de se pisar primeiro com a ponta do pé, mas p nós, corredores pela saúde e não pelos resultados, a do calcanhar é mais prática), e depois com o resto do pe, formando uma linha, e não rodando o pé p dentro ou p fora, isso tb vai ajudar... Bom , tenho que atender, mas a gente vai se falando... Qualquer coisa me fala, viu! e novamente, parabéns!

    ResponderExcluir