sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Cuidar

Vitória, filhinha da Renata
Cuidar de outra pessoa é uma ação divina. Não entendo médico que maltrata seus pacientes, ou responde mal-educadamente uma pessoa. Não dá para ser "c-zão" e ao mesmo tempo achar que está cuidando de alguém. 
Há muito tempo entendi, que tem gente que não tem nenhuma doença física, mas que requer cuidado também. Tem doença da alma que incomoda tanto como uma dor na perna, deixa a pessoa até sem poder andar.
Me lembro uma vez, há muitos anos atrás que fiquei tão destruída que nem podia abrir os olhos (bom, essas coisas em mim não duram mais de 8h, vamos combinar). Então, como posso tratar mal uma pessoa que vem me procurar, para consultar, com a única queixa de estar triste, ou estar angustiada? De forma alguma!
E mais, 'as vezes a pessoa roda, roda, roda, vem e vai várias vezes, e só depois de pegar confiança é que vai contar o real problema, que pode ser conjugal, financeiro ou até espiritual!
Custa escutar? Não custa nada! Ganho o que eu ganho para cuidar! E acho o máximo, faço o que eu gosto, me divirto 'a beça com a criançada, converso bastante com os pacientes e ainda me pagam para isso!
Cuidar não é restrito ao consultório médico, não. Todos podem cuidar de alguém, e não digo no sentido de dar comida ou trocar a roupa, isso qualquer um faz, digo de CUIDAR com toda a sua alma, todo seu espírito. Vai lá e escuta, escuta mais do que fala. 'As vezes tudo o que a pessoa quer é falar seus problemas, se lamentar (isso faz parte). Mas faça isso com o coração aberto, e a mente ligada em Deus, porque é d'Ele que vem a cura, de mais ninguém. Faça do seu trabalho a sua oração. Tem gente que me pergunta se eu rezo. Rezo sim, toda hora. Assim, ó: "Meu Deus, que meu trabalho seja minha oração, e que meu agir seja minha religião, pronto, agora tenho que atender". Faço isso com o coração puro. Tenho certeza que Deus me ouve. Nada de reza decorada. E vamu que vamu!

3 comentários:

  1. Leilany, o blog está o máximo...vá em frente precisamos de pessoas como você para que nossos netos tenham qualidade de vida. bjs em todos..
    PS: Como as crianças cresceram heim??? estão muito fofos..

    ResponderExcluir
  2. Defina grandes...rs.. Luli ficou com 1,56m! Acho que não cresce mais, mas ela é linda assim mesmo. O Kiko que cresceu, me passou! Bjs Marly! Dá um abração no Gustavinho!

    ResponderExcluir
  3. A doença do foro psíquico é tão ou mais grave que a doença meramente física. E o mesmo se aplica para o sofrimento causado. Ao próprio e aos que lhe são chegados.

    Quem menospreza o sofrimento psíquico e acha que quem se queixa tem é "frescura", só se pode enquadrar num cenário: fá-lo por ignorância, e pior, relutância em entender, achar-se superior e considerar fracos e incapazes os que sofrem psiquicamente.

    Um beijo de Portugal

    ResponderExcluir