sexta-feira, 1 de julho de 2011

Moço Pára Aí Que Eu Quero Descer

Nosso corpo é a máquina mais perfeita que poderíamos ter. Mesmo avariado ou defeituoso possui mecanismos avançados e engenhosos de se auto regular. Por exemplo, se temos uma queda de pressão arterial, logo o coração acelera, na tentativa de compensar o pouco oxigênio que as células do corpo estão recebendo por causa do pouco fluxo do sangue, mandando sangue mais rapidamente. Por um tempo limitado o organismo consegue compensar várias descompensações físicas.
No entanto, se uma lesão ou condição for mantida por muito tempo, tais mecanismos tornam- se inúteis ou até lesivos. Isso ocorre porque tais mecanismos foram "planejados" para somente "segurar as pontas" até conseguir ajuda para retornar ao equilíbrio.
Em uma coisa o ser humano supera todas as outras espécies, na capacidade de estragar o próprio corpo.
Temos que ter em mente que nosso corpo é antes de qualquer coisa, o veículo que permite a nossas consciências andar e interagir. Sem nosso corpo estaríamos obviamente mortos, e de acordo com a crença de cada um seríamos, no mínimo uns fantasminhas meros espectadores da realidade, sem ter como nos fazer notar.
Sabendo disso irrefletidamente e diariamente, de posse de nosso livre arbítrio, enfiamos goela abaixo quilos e quilos de guloseimas, bebida alcoólica, e alguns ainda se intoxicam utilizando drogas. Não consigo entender tais pessoas. Considero um suicídio se entupir de massa, esperando que por um milagre que a pança diminua e não passe mal depois. Ou um hipertenso que não toma a medicação e beba "todas". Isso não é um ônibus, que puxamos a cordinha e pedimos para descer. É nossa vida!
Ao invés de ficarmos fofocando da vida dos outros, quem engordou, quem largou do marido, devíamos mesmo nos preocupar com o que enfiamos goela abaixo e com o que podemos fazer para melhorar nossa vida e a vida do próximo. Me lembro que a Irmã Diva, uma ótima amiga, dizia que o próximo é primeiro quem está mais próximo mesmo, o marido os filhos.
Devemos então cuidar desse veículo maravilhoso que nos foi dado de graça, e para isso acontecer, não estragá-lo já é um ótimo começo.
A nós mulheres foi dada uma grande responsabilidade, que é cuidar de nossa família. Adquirir novos e saudáveis hábitos é importante para todos à medida que quem cozinha, quem decide quais alimentos são comprados é geralmente a mulher.
Gente, não dá para continuar achando que tem remédio para tudo, tem não. Principalmente para falta de juízo. Não dá para trocar de corpo quando esse estragar, vc vai morrer mesmo! Toma jeito e se cuida! Comida é para matar a fome e só! Gula além de ser falta de educação é suicídio. Beber e se drogar, fumar então, acho que é suicídio também, mas não só do corpo.
Então, não pára ainda não, que eu não quero e não vou descer tão cedo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário