segunda-feira, 20 de junho de 2011

Correr, correr, até de ponta-cabeça


Por que correr está tão complicado? Desde criança, correr é um ato natural e divertido, que gasta as energias, diverte. É uma brincadeira, mas uma brincadeira séria. Não necessariamente complicada.
Mania que o ser humano tem de complicar tudo....
No começo da Medicina há um tratado de ortopedia, que diz que os pés humanos são por natureza desajeitados e feios, devendo assim ser "disciplinados" e colocados no sapato, de forma a ficarem mais harmoniosos e elegantes (tipo pés de chinesas).
Como sou uma pessoa perfeccionista e que gosto de sempre buscar a melhor técnica (coisas de pianista), mês passado comecei a pesquisar sobre técnicas de corrida.
Achei esse video aqui, o Running Right, que diz (e não só esse , mas vários sites de treinadores e academias) que o certo é correr tocando o solo com o ante-pé primeiro (a parte da frente dos pés). A justificativa é de que ao tocar o solo primeiramente com o calcanhar, gera-se uma sobrecarga nos joelhos, pois o calcanhar não possui o "design" necessário para absorver o impacto da corrida. Daí com o tempo acaba gerando lesão nos joelhos e até na coluna.
Já outros sites dizem que o correto é correr tocando o solo com o calcanhar primeiro, e que o calcanhar é sim, desenhado para absorver o impacto da corrida.
Pesquisando mais ainda, vi vídeos de corredores, principalmente os de velociadade, onde se vê claramente que eles tocam o solo primeiro com a parte da frente dos pés, e 'as vezes, quando estão muito velozes, mal tocam o solo, e é com a ponta dos dedos.
Alguns, ainda, correm descalços, o que achei muito interesante, mas é assunto para outro dia.
Testei a técnica de tocar o solo com o antepé e fiquei aleijada por uma semana, não conseguia nem dormir de tanta dor na panturrilha. Gastei horas e horas de gelo no local para me recuperar. Mas isso não quer dizer nada, a não ser que se uma pessoa quiser trocar sua técnica deve ir mais devagar do que eu fui, vai trocando a pisada aos poucos, no fim de sua corrida diária, uns dois ou três minutos por vez.
E acho mais ainda, que me perdoem os técnicos; para o corredor "basal", aquele que correr por diversão e para manter o peso, pessoas assim que nem eu, e que nem são tão rápidos (pace até 6), a técnica não tem muito impacto no tempo. Se vc optar pela ténica que achar mais correta, o faça para satisfazer seu preciosismo e não para vencer corridas (a não ser que vc já seja um atleta profissional, nesse caso vc não estaria nem aqui, perdendo seu tempo comigo).
E aí, apos tudo isso, pude refletir numa coisa. As pessoas nunca estão satisfeitas. Há algumas centena de anos o pé era feio e precisava ser escondido. Daí veio uma indústria de tênis em cima, ganhando milhões de dólares com tênis cada vez mais sofisticados, com amortecimento no calcanhar. Depois já não era para pisar com o calcanhar, era para pisar com a frente dos pés. E lá vai a indústria vender tênis mais modernos, agora com amortecimento na frente.
Penso que sempre atrás de inovações (ou quem sabe na frente) a indústria ganha. É a moderna revolução Industrial, agora ditando não só produtos, mas também aspirações e ideais (no caso correr mais rápido).
Assim como na vida, creio que o mais importante é viver cada momento, tentando fazer o melhor, de uma maneira mais divertida, e que não machuque ninguém (no caso vc mesmo).
E vamu que vamu, voando baixo, mas de nariz levantado!

2 comentários: