terça-feira, 21 de junho de 2011

O Urso de Cada Um


Ontem eu corri um km e já pareceu que não dava mais. A respiração arfava, o suor caía nos olhos, o coração pulava no peito, e eu queria desesperadamente beber alguma coisa bem gelada. Minhas costas pesavam e eu não entendia o que estava errado, mas lembrei que já havia lido sobre isso: era o urso nas costas! Vários corredores relatam que em algum momento, em alguma corrida, tem essa sensação de cansaço súbito, que foi apelidado de "urso", e é assim mesmo que parece, como se um urso trepasse nas suas costas e fosse de carona ali até vc ter uma das duas atitudes: ou desistir e parar, ou insistir e vencer.
Meu urso apareceu no primeiro km de uma prova de 10k e decidi levá-lo de carona até aonde desse, de preferência até ao fim. E assim foi.
As razões para esse urso abusante pedir ( na verdade pedir nada, mandar ver mesmo!) carona para vc são várias e um pouco mais de cuidado e eu não teria encontrado o urso ontem.
Treinamentos muito cansativos ( pace rápido demais ou distâncias muito longas ) são um fator. Noites mal dormidas, resfriados, viroses são outras causas. Comer demais ou de menos também. Se vc mexer  muito na glicemia no pré prova pode aumentar a secreção de insulina ( se comer muito açúcar refinado, ou seja doces, balas, refrigerantes ) que vai rapidamente seqüestrar as moléculas de glicose do sangue para dentro da célula, levando junto o nosso amigo potássio, gerando o que se chama de maré alcalina, que é uma caca! Na maré alcalina os olhos ficam pesados, bate um cansaço difícil de agüentar, é uma abrição de boca contagiante, que os menos avisados falam que é "mal-olhado". Pelo contrário , se vc não se alimentar bem, o corpo tem que se virar de qualquer jeito para arrumar energia para o exercício. No começo ele usa reservas de glicose armazenada no fígado, depois queima gordura ( mais nas atividades de intensidade moderada e tempo longo ) e PROTEÍNA ! Isso mesmo, a proteína dos próprios músculos e isso é muito perigoso. Se queimar muita proteína os rins e o coração falham! Isso sem contar que o único combustível que nosso cérebro consegue metabolizar é a glicose. Se vc estiver sem glicose nem pensar direito vc consegue ( e eu que nem quero pensar em ficar mais burra por um descuido besta desses ). O segredo é se alimentar no pré e no pós prova, uma fruta, um sanduíche natural, iogurte, carboidratos complexos com alguma proteína é legal!
Acabei me detendo muito na alimentação ... Mas creio que é onde mais erramos.
E a hidratação ? Muita gente passa o dia todo sem se hidratar e na hora do exercício chega a ficar empanturrado, cheio de gases, de tanto que enfia água e isotônicos goela abaixo, isso é meio irracional. A hidratação  é importante o dia todo, e o dia dura 24 h e como ninguém dorme com uma mangueirinha de água em ligação direta com o estômago, basta hidratar- se pelas 16 h que ficamos acordados. Isso dá mais ou menos 1 copo de 250 ml a cada duas horas. Se a pessoa não se hidrata continuamente, já começa o exercício desidratada causando esforço renal e cardíaco.
Outra coisa complicada para nós, a galera do duplo X ( mulheres carregam dois cromossomas X... ) é correr de TPM ou no dia que a danada vai "descer". É ela descer e o urso subir! Não digo o aspecto emocional, a irritação, isso eu acho que a corrida ajuda a diminuir e muito. Mas antes da "visita" aparecer o corpo aumenta um pouco o acúmulo de líquidos, por uma questão hormonal, levando a nos sentirmos
mais pesadas. Meninas é sério, o pace cai bastante!! Se for em dia de prova se prepare para carregar o urso por vários km. Não sei se emendar o anticoncepcional para não menstruar na competição é indicado, depende do quão importante é para vc ganhar ou não, ou se seu pace é abaixo de 6 ( teoricamente se seu pace for de seis ou acima de seis vc provavelmente não está lá para vencer - AINDA - e sim para se aprimorar ).
Ah, e nunca, nunca mesmo, comece uma prova correndo que nem louco sendo que vc mesmo sabe que não vai agüentar aquele ritmo. Isso nem vai dar em urso, vai dar em lesão mesmo, ou coisa pior.
Enfim,  o meu urso abusante apareceu, mas consegui terminar a prova e não fiz muito feio. Terminei 10k em 58', mas confesso que poderia ter feito melhor.
O jeito é treinar mais e melhor e tomar todos os cuidados para meu urso ir a pé bem longe de mim e não nas minhas costas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário