domingo, 19 de junho de 2011

Sétima Corrida ESEFAP

Hoje corri na 7@ corrida 10 k da ESEFAP, em Tupã, interior de São Paulo. O evento foi patrocinado pela Caixa Federal, Prefeitura de Tupã, pela própria ESEFAP (que proporciona cursos de Educação Física, Enfermagem e Nutrição). Foi uma festa do esporte e mais uma vez o interior prova sua competência e capricho com a logística e organização, basta olhar o kit fornecido:

A inscrição foi a mais baratinha que já paguei: R$ 25,00! Pontos positivos: largada dois minutos antes para as mulheres; explicação mais que detalhada no palco acerca do percurso; número reduzido de participantes; animação dos alunos da ESEFAP; organizadores por todo o percurso; vários pontos de hidratação. Pontos negativos: demora na premiação (e nós no sol torrando); falta de banheiros químicos por perto; falta de isotônicos e bebidas geladas(podia ser para comprar mesmo); as categorias femininas acabaram em "maior que 40" ( gente, isso foi mals, de verdade). Mas no geral foi muito BOM!!!!!!! E foram distribuídos R$ 7.000,00 em prêmios!
Fico pensando que já está mais do que na hora dos organizadores de eventos esportivos olharem mais para o eixo Marília-Tupã. Aqui no "sítio" tem muito atleta que anda gastando o que tem e o que não tem para viajar para maiores centros e competir, tentando ganhar visibilidade.
Um movimento de vinda mais para o interior poderia fortalecer economias municipais, estimulando o turismo rural e ecológico, além de servir para despertar talentos na comunidade e implementar projetos sociais baseados no resgate da cidadania através do esporte.
Mas para isso acontecer é preciso que as pessoas da comunidade comecem a se manifestar, comparecer aos eventos locais, demonstrando sua viabilidade e interesse popular.
Creio que a corrida de rua é o esporte mais popular e democrático, pois pode ser praticado com qualquer roupinha mais batida e um tênis que não precisa ser top de linha ( uso um de cem reais, e já achei meio caro, e não morri até agora por causa disso ). Por ser de acesso universal, dependendo é claro da saúde de cada um, não seria incorreto afirmar que toda a comunidade pode participar, quem não consegue correr (ainda) pode ir caminhando! Poderiam as cidades próximas organizar um desafio, que ganharia a cidade que somasse não horas, mas uma maior quilometragem de corrida-caminhada de seus habitantes! E ainda vou mais longe, prefeituras poderiam instituir algum incentivo, a ser descontado do IPTU, por exemplo, já vou até batizar: vale-km! Mas teria que ter educadores físicos e uma equipe de saúde por trás, coordenando e fiscalizando. Aposto que para cada centavo gasto no programa iriam economizar no mínimo dez vezes, pois tal programa impactaria diretamente melhorando indicadores de saúde, diminuindo gastos com medicações (pois diminuiriam os hipertensos, diabéticos e as dores crônicas iriam embora!), e de tabela desestressando as equipes de saúde, que vem sendo sobrecarregadas com excesso de consultas!
O mais legal é que eu poderia ficar mais por perto na hora de competir, economizando meu rico dindin e ficando perto dos meus lindos fiótes e de meu QM (querido marido, também conhecido como bonitão gostosão). Lancei a idéia, quem sabe? E não estou falando só de gestor municipal não, gente, que isso todo gestor consciente quer, só que verba para tudo não há! Estou chamando na xinxa as empresas locais, fundações, escolas particulares, hospitais particulares, academias. Vamu botá para quebrar! Ou vamos daqui a não mais de cinqüenta anos ter mais de 60% de adolescentes com sobrepeso ou obesos, ocasionando aumento de doenças cardiovasculares e degenerativas, além é claro de distúrbios mentais como a depressão, a bulimia e a anorexia.
Por enquanto parabéns à minha cidade, Quintana, cujos gestores tem investido em academias ao ar livre, e incentivando os esportes, além de ter concedido aos PSFs uma profissional de Educação Física só para ações em combate ao sedentarismo e consolidação de bons hábitos em saúde.
E é lógico, parabéns a ESEFAP e à Estância Turística Tupã, que hoje proporcionaram a mim e aos outros esportistas ali presentes uma corrida justa, com bons prêmios, ótima organização e um kit muito charmoso! Ano que vem participarei de novo!







Nenhum comentário:

Postar um comentário