sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Vou comprar a esteira, finalmente

Estou toda feliz, depois de uma gestação de nove meses, pensando, repensando, finalmente hoje, vou comprar minha esteira ergometrica.
Não posso, pois não quero influenciar ninguém (é a mesma história do tenis que uso), dizer qual comprarei, mas vou fazer um resumão dos cuidados que tomei ao escolher meu mais novo acessório de fitness.
E outra coisa, melhor mesmo é correr ao ar livre, pelo menos para mim, é mais gostoso, menos dispendioso, mas com esse horario de verão não está dando.
Primeira coisa, escolha uma esteira elétrica, nunca a mecânica, que além de não fazer nenhum bem, ainda póde fazer mal as suas articulações. É um esforço desgraçado para dar dois passos, imagine fazer meia hora todos os dias... Ninguém merece.
Veja se a esteira tem estabilidade ao subir em cima dela. Vá na loja, suba, pule, dê uns passos, uma corridinha. A lona deve ter no mínimo 40 cm de largura e deve ter uma chave ou botão de emergência para evitar acidentes.
Atente para as especificações técnicas da esteira, aquelas letrinhas que ninguém lê, e depois se arrepende, e o barato sai caro. O peso máximo que a esteira aguenta é importantíssimo, e você deve pensar não só em você, mas em todos que potencialmente usarão a esteira, até aquele cunhado chato que vem no Carnaval filar a bóia. A maioria das esteiras baratinhas aguentam até 100 kg, mas você escolher uma que aguente até 120 kg, pensando justamente nos abusantes ocasionais. A velocidade máxima que a esteira alcança também é importantíssima. Se você só quer fazer caminhadas para manter a saúde geral ou desestressar, então tudo bem, até 9, 10 km está bom. Mas para quem quer condicionamento físico direcionado para corrida ou outros esportes, deve pegar um motor que aguente até 16 km/h!
E não esqueça, se você mora em condomínio, apartamento, ou quer madrugar fazendo exercícios fuja de esteiras barulhentas ou cujo motor produza muita vibração, senão você vai até adquirir condicionamento físico, só que não vai adiantar nada, pois vai estar morando debaixo da ponte.
Amortecimento é desejável, mas não obrigatório. Como já corro em terrenos asfálticos, para mim não faz diferença, mas se você vai começar, é ideal algum amortecimento. Só não esqueça que o preço do equipamento é diretamente proporcional as suas exigencias!

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