quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Independência do Brasil

Denomina-se independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política desse país do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, no início do século XIX. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, em que ocorreu o chamado "Grito do Ipiranga". De acordo com a historiografia clássica do país, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe-regente D. Pedro de Alcântara bradou perante a sua comitiva: "Independência ou Morte!". Determinados aspectos dessa versão, no entanto, são contestados por alguns historiadores em nossos dias. (fonte Wikipedia)
Ora bolas, independencia do Brasil seria um processo que levaria a uma afirmação da soberania do Estado, e fortalecimento da economia nascente.
Não vejo independência alguma, até porque o Brasil era muito mais colônia da Inglaterra (que de certa forma por sua vez explorava Portugal) do que de Portugal.
Hoje somos colônia norte-americana, mesmo esta decadente e submissa a outros interesses.
Não há  na verdade como ser independente de algo ou alguém num mundo plano e globalizado como hoje em dia.
É o efeito borboleta.
Melhor assim.
Criada vendo Jornada nas Estrelas, fico esperando que civilizações mais avançadas, com motor de dobra especial só estejam esperando a civilização terrestre se agrupar em uma Federação única para nos visitar e nos convidar a explorar o espaço, a fronteira final.
Até lá, o grito de D. Pedro não passará de um distante pedido de socorro aos seus lacaios, solicitando que lhe levassem papel higiênico ou algo que o acudisse em seu piriri imperial.
Mais importante eu acho a independência nossa de muletas individuais e coletivas atuais.
Queria eu ser independente dos padrões atuis de beleza, que escravizam não só a mim, como a maioria das pessoas atualmente, onde as mulheres e homens adotam o Photoshop como padrão ideal. Sim, Photoshop, porque não dá para saber hoje em dia o que é real ou maquiado.
Espero sinceramente que nossos filhos e netos adotem uma vida saudável e feliz, e se tiverem que adotar algum padrão de beleza e bem-viver, que adotem a Ecologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário