segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

plano de treino


Como falei outro dia, planejo participar de uma ultramaratona aos meus 50 anos. Estou com 46. Então farei assim, ano que vem uma meia maratona, uma maratona aos 48 e outra aos 49, e finalmente aos 50 uma ultramaratona!
O que é uma ultramaratona?

Ultramaratona

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O termo ultramaratona serve para identificar corridas a pé que tenham uma distância superior a 42.195 metros, que é a distância oficial da maratona.
Fora a distância da prova, utiliza-se um segundo critério na definição de ultramaratona: o tempo. Existem, por exemplo, provas de 6, 12, 24 ou 48 horas.

Ultramaratonas do Brasil:

Desafrio Urubici 50 Km - Urubici - Santa Catarina]


Supermaratona do Rio Grande - 50 km - Rio Grande - Rio Grande do Sul 
Supermaratona 50km de Nova Friburgo - 50 km - Nova Friburgo - Rio de Janeiro 
Volta do Lago Caixa 100km - 100km e 51km - Brasília - Distrito Federal 
Ultramaratona Brasil 135 - 135 milhas (217 km) - Serra da Mantiqueira - Minas Gerais 
Ultramaratona de Cubatão - 100 km Cubatão - Sao Paulo 
Ultramaratona Rio 24h - Fuzileiros Navais - 24 horas - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro 


Hoje comecei meu novo treinamento, fiz 5:22 de pace para uma hora de corrida, numa FC maior que 75% da minha FC máxima. Ontem corri com 50% de minha FC máxima, duas horas, no plano. Vou alternando e sentindo meu ritmo, sem nóia, sem piração. O melhor de se alcançar o objetivo é o caminho que fez até ele.
É engraçado como perde a graça qualquer atividade física sem um objetivo prédeterminado, nem que seja que nem o meu, longínquo. Engraçado se eu morro antes dos 50! Eu vou virar um fantasma tão mal resolvido que vou assombrar todas as Ultramaratonas que puder! Então, amigos e amigas, rezem para eu estar lá, viu!


sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

gente, o carnaval acabou!

É, o Carnaval acabou!
Vamos lavar a cara, catar os papeis do chão, tomar Eno e retomar.
Retomar a vida, retomar a dieta e a rotina de boa alimentação!
Amanhã acaba o horário de verão e fica bem mais fresquinho se exercitar apos o expediente.
Aqui na minha cidade, tem uma Academia da Terceira Idade, a ATI, que é aberta a todos, mas poucos a freqüentam.
Não é o ideal para quem quer emagrecer, pois como o próprio nome diz, é especializada para terceira idade, os exercícios são leves, mas é uma beleza para sair do sedentarismo, vamos experimentar?
Só acho que devemos ter sempre um objetivo a alcançar, um obstáculo a superar. Se saiu do sedentarismo e fez caminhadas o mês todo, parabéns, mas não pare por aí. Mês que vem caminhe e vá a academia. No outro caminhe, vá a academia e nade, e assim por diante. Tanto a mente humana, quanto o músculo cardíaco se acomodam muito facilmente, e se vc quer emagrecer, vá aumentando aos poucos, bem devagarinho a dificuldade, ou o tempo de sua rotina de exercício, nunca pare. Tenha sempre um sonho a alcançar, tipo : "vou correr a São Silvestre ano que vem!". Já pensou, uma caravana quintanense? Todos correndo com bonezinhos com um monte de amendoizinhos colados... KKKKK afinal a economia de Quintana meio que gira em torno do amendoim, não é? Quem sabe uma das empresas de Quintana não patrocine uma equipe de corrida Amadora, não para trazer uma medalha, mas sim para levar o orgulho de Quintana! Camisetas com nossos nomes, Shirley, Leilany, Mariana, Theinne, Ivan, e tantos outros que correm e ninguém sabe...
Já pensou?
O melhor não é aparecer na TV, isso é muito legal, mas o melhor é iniciar uma tradição de corrida  em uma cidade onde antes só havia futebol! 
Sou fã de cadeirinha do tio Mané, e não tem um quintanense que não o conheça. E o trabalho que ele faz, faz com fé e verdade, e com pouco, colhe muito! Mas já é hora de expandirmos o horizonte e tornarmos Quintana conhecida também por outros esportes, e os esportistas não são celebridades, são você e eu! e os divulgadores são nossos maridos, filhos e vizinhos!
E pelo caminho vamos deixando nossas banhas perdidas, nosso suor orgulhoso!
E vamu que vamu, voando baixo e de nariz empinado!

I blog with BE Write

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Um minuto pro resto de sua vida

Não fique aí sentado com preguiça de mudar sua vida. O que agora pode parecer impossível, amanhã pode já não ser tão impossível assim.
Quando comecei a emagrecer estava com mais de noventa quilos, e chegar aos setenta já seria um sonho impossível, e acredite, já deixei os setenta para trás há muito tempo...
E hoje já não me preocupo tanto com peso, me preocupo em ser sedentária ou não.
Basta um minuto, um minuto só! Aquele minuto em que você se levanta e diz: "basta!"
E sai para fazer algo por uma hora inteirinha. Alguma coisa para você, e por você, que não envolva comida. Vá dançar, ou andar, ou nadar... Ou... Correr!
De tudo isso, o que traz retorno mais rápido, tanto em calorias  perdidas, quanto em satisfação, é a corrida!
O melhor de tudo é que aquela ansiedade vai toda embora... Depois da corrida, você toma um banhinho e não fica com aquelas "bochas atacadas", comendo de tudo que vê pela frente... Você fica relaxadona, tipo depois de uns bons amassos com o maridão... 
E o bem-estar é mantido, fica por umas horas...
Não leve seu peso tão a serio, leve você, a sério! Faça algo de que possa se orgulhar! Comer, comer, comer, não é pecado, nem errado, mas todo mundo pode fazer isso... Mas comer, comer, e ainda correr 5 km, quem faz isso??? Poucas pessoas que você conhece, né! E mais ainda, comer, correr e ser feliz e animada! Bom, eu não conheço muitas pessoas...
E se vc ficar mal humorada ao emagrecer, esquece.. Tem algo errado.... 
Não adianta ficar magra mas ficar infeliz. Entenda que a comida não traz felicidade... Enquanto você não entender isso, não faça dieta, porque vai viver de mal humor. 
Entenda que o que traz felicidade é você mesmo, o que você diz, o que você faz.
E seja feliz!

I blog with BE Write

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Um Anticoncepcional que Liberta...

Gente vi esse Artigo e achei muito proveitoso, pois sou procurada por muitas mulheres que pela modernidade e suas consequências (carreira, viagens) não podem ou não querem mais menstruar. Outras porque querem aproveitar a vida, e concordo plenamente que incomodada ficava a sua vó. Foi-se o tempo que "subia prá cabeça"! Mesmo assim as vezes perco a paciência com algumas mulheres que cismam de insistir que tem dor de cabeça porque a menstruação está atrasada, ou tem depressão por "dieta quebrada" ou porque contaminaram o marido com alguma doença terrível porque transaram menstruadas. Bom, dá até prá entender o raciocínio cultural sexual pequeno, num país que quase parou porque a Sandi deu uma entrevista prá lá de safadinha para uma revista masculina. Andada bem que ela ficou safadinha, para o bem do marido dela, porque vamos combinar que aquela pose de virgem tardia era chata demais.

Esse artigo foi integralmente reproduzido de http://www.cabecadecuia.com/noticias/53272/elani-28-primeiro-anticoncepcional-para-uso-continuo-que-suspende-o-sangramento-mensal-.html

Não editei porque todas as informações aqui contidas são de responsabilidade do fabricante, não quero fazer propaganda de remédio nenhum, até porque o representante desse laboratório nem nunca teve a gentileza de me visitar, nem deve saber que existe medico em Quintana. Mas a medicação parece boa e eficaz, e só veio oficializar a conduta de vários ginecologistas, que prescreviam anticoncepcionais de forma continua para suprimir a menstruação, seja por motivos médicos, ou pessoais. Não há mal nisso, a mulher deve poder governar sobre seu próprio corpo. Aí vai:

Medicamento brasileiro suspende o sangramento mensal e melhora sintomas relacionados ao ciclo menstrual, como cólicas, cefaleia, alteração de humor, TPM, inchaço, dor mamária e acne

"A menstruação é algo obsoleto. Algumas mulheres acreditam erroneamente que, quando menstruam, estão se livrando de um sangue ruim, limpando o organismo. Mas o que ocorre é o contrário: sangrar pode causar vários problemas de saúde", disse John Guillebaud, um dos maiores especialistas em saúde reprodutiva e planejamento familiar do mundo, em encontro com a imprensa realizado hoje (19/8), em São Paulo. O especialista veio ao Brasil a convite da Libbs Farmacêutica, que acaba de lançar o primeiro contraceptivo para uso em regime contínuo com a formulação composta de etinilestradiol e drospirenona (progestagênio de quarta geração). 

Aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa, o Elani 28 proporciona à mulher a opção de alterar o ciclo menstrual com o objetivo de reduzir a frequência do sangramento mensal por meses ou até anos. Ao contrário dos contraceptivos de uso contínuo presentes no mercado que contêm apenas progestagênios para indicações específicas, o novo produto pode ser usado por mulheres que não desejam menstruar mensalmente por questões pessoais ou que necessitam se livrar dos sintomas menstruais. 

Segundo John Guillebaud, é preciso acabar com o mito de que a mulher precisa menstruar todo mês. "Quando não se elimina a menstruação coisas desagradáveis podem acontecer, como endometriose (presença do endométrio - camada interna do útero - em regiões fora do útero), câncer de ovário, a conhecida tensão pré-menstrual (TPM) e anemia". Para ele, a pílula anticoncepcional foi uma extraordinária invenção da década de 50, "porém, o único erro é que, na época, disseram que a mulher deveria dar uma pausa de sete dias na cartela de comprimidos". Ainda bem que hoje, prossegue o especialista, a mulher tem o poder de escolha. "E as estatísticas são favoráveis: das que optam pelo uso da pílula de uso contínuo, após 10 meses, 72% deixam de sangrar". 

Características
O Elani 28 é um anticoncepcional hormonal oral combinado de uso contínuo, com 28 comprimidos. A mulher não faz pausa entre as cartelas, ficando em amenorréia, ou seja, não tem menstruação durante o tempo que seu médico indicar (3, 6, 12 meses). A composição hormonal do medicamento bloqueia o eixo hipotálamo-hipófise-ovariano com consequente diminuição da produção hormonal pelos ovários, inibição da ovulação e da proliferação endometrial. Sua utilização, no entanto, e a consequente suspensão da menstruação por meses ou até anos exigem acompanhamento médico.

A drospirenona é um progestagênio de quarta geração (sistema de classificação de componentes progestagênicos de acordo com seu desenvolvimento e introdução no mercado). Além de evitar a gravidez com alta eficácia e aliviar os sintomas menstruais, a drospirenona diminui a retenção hídrica (inchaço corporal) e melhora sinais de hiperandrogenismo, como acne, seborréia, oleosidade da pele e aumento de pelos. O etinilestradiol é um estrogênio sintético, presente em todos os contraceptivos orais combinados atualmente disponíveis, que auxilia no efeito contraceptivo e no controle do sangramento. 

Estudos 
Realizado na Faculdade de Medicina de Jundiaí, no Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana - CEPARH em Salvador e no Instituto de Saúde e Bem-Estar da Mulher - ISBEM, em São Paulo, o estudo comparativo e aleatorizado (com alto grau de qualidade metodológica) envolveu 78 mulheres. O objetivo foi avaliar o padrão de sangramento, os efeitos sobre os sintomas do ciclo menstrual e o impacto metabólico do regime contínuo do contraceptivo oral combinado contendo drospirenona por 168 dias de uso ininterrupto. 

Os resultados mostraram que o uso do medicamento promove crescente taxa de amenorréia (ausência de sangramento ou spotting) e melhora significativamente os sintomas relacionados ao ciclo menstrual, como dismenorréia (cólica menstrual), cefaleia, náusea e acne. Também ocorreu diminuição no aumento do apetite, quando comparado ao uso da mesma formulação em regime com pausa. Quanto ao metabolismo de carboidratos, lipídeos e parâmetros, relacionados à coagulação sanguínea, não foram observadas diferenças significativas entre os dois regimes. 

O ginecologista e obstetra Achilles Machado Cruz conta que a menstruação regular mensal é um fenômeno relativamente recente. Antigamente, as mulheres engravidavam mais cedo, tinham mais filhos e amamentavam durante mais tempo, o que determinava um número menor de ciclos menstruais. Estima-se que as mulheres, atualmente, apresentam cerca de 450 episódios menstruais durante a vida em comparação a apenas 160 episódios nas mulheres de antigamente. Existem fortes evidências indicando que as modificações no padrão menstrual são responsáveis pelo aparecimento de sintomas e de algumas doenças relacionadas às menstruações repetidas em mulheres suscetíveis.

As flutuações hormonais durante o ciclo menstrual natural e/ou o declínio das taxas hormonais promovido pela interrupção programada da ingestão de pílulas a cada 21 dias são fatores determinantes no desencadeamento dos sintomas menstruais. Cruz ressalta que "sob o ponto de vista médico, não há nenhuma razão para que a descamação cíclica do endométrio ocorra durante a contracepção hormonal".

No Brasil, muitos contraceptivos são usados para a interrupção da menstruação, ainda que não tenham essa indicação aprovada pela Anvisa. A ingestão de contraceptivos orais combinados (em cartelas com 21 comprimidos) em regime contínuo não é uma prática recomendada. Se a mulher sofre alguma complicação, o médico deve se responsabilizar por possíveis riscos, pois receitou um medicamento em regime posológico diferente do indicado e aprovado em bula. 

Efeitos colaterais 
Os efeitos colaterais do medicamento são os mesmos dos contraceptivos em geral. Em poucos casos, a menstruação não chega a ser suspensa totalmente e a mulher pode apresentar sangramento irregular, do tipo sangramento de escape ou spotting (mancha menstrual). 

Quanto à fertilidade, não existem evidências que o uso de pílulas em regime contínuo possa prejudicá-la. Estudos que compararam o retorno à fertilidade em mulheres que utilizaram pílulas em regime contínuo e com pausa demonstraram que em ambos a taxa de gravidez é semelhante após a suspensão do tratamento. Da mesma forma, o retorno às menstruações é rapidamente restabelecido após a interrupção do tratamento em regime contínuo.

Para aquelas usuárias que tenham dúvidas sobre o produto, o SAC da Libbs Farmacêutica está disponível para orientá-las no que for possível. 

O número do telefone é 08000 13 50 44.


I blog with BE Write

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

grey's anatomy of running


  
 
Hoje corri 11 km em 1 hora, vendo Grey's Anatomy! Treadmill
Na esteira, é claro! Só vou correr ao ar livre depois que o horário de verão acabar!
De qualquer forma foi muito legal, correr, ouvir as dicas do Nike + e ao mesmo tempo ver aqueles dramas intermináveis e lacrimosos em meio a muuuuuuito sangue, tem coisa melhor?
 

I blog with BE Write

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

marley


Marley foi comer pão de queijo e a maçaroca grudou no céu da boca do coitadinho e foi aquela choradeira... E veio correndo para eu ajudá-lo, e cadê... Eu só conseguia rir muito.. Por isso ele é magrinho. Metade do que tenta comer fica entalado na sua boquinha mínima. É a dieta natural...

Mudando de alhos para bugalhos hoje corri 14 km em 73 min, acho que está bom. Estou tentando aumentar a velocidade aos poucos, e no final da corrida atinjo pace de cinco e trinta. Mas sei que o ideal para emagrecer é o tempo, então porisso nunca corro menos que uma hora, é como se fosse um ritual, mas nada de neuras. Se não der, não deu, oras. 
O Zé, meu QM, começou a andar na esteira, meia hora, e está indo muito bem, espero que ele persista, porque bem sei que no começo é dor prá tudo quanto é lado, e a gente tem que insistir naquele ideal. Aliás é assim em tudo na vida, né?
Tem gente que não persiste, e depois lamenta isso. A vida passa muito rápido, e a gente tem que esforçar primeiro para não protelar as coisas, porque o amanhã as vezes não existe, e segundo, esforçar para aproveitar cada minuto, de bom, ou de ruim, pois até a percepção do bom e do ruim é muito espaço-tempo relativa. A gente tentando entender a vida é a mesma coisa de uma formiga tentando medir a arvore que esta a sua frente. Não é impossível, mas acaba sendo uma visão muito deturpada da realidade.

I blog with BE Write

Correr emagrece?

Veja a resposta de quem entende:

Pergunta: Qual deve ser a duração ideal do treino de corrida de uma pessoa cujo objetivo é emagrecer?

Resposta do Professor Luis Tavares

É muito relativo, e varia de pessoa a pessoa e o seu grau de condicionamento. Jamais irei colocar uma aluna para correr 1 hora se ela nunca correu, pois ao invés de emagrecer estaria prejudicando a sua saúde.

Facebook Digg it Gmail Twitter Linked in

Eu considero dois fatores fundamentais para que o aluno emagreça: Treinamento regular e paciência.

Por exemplo, treinando toda segunda, quarta, sexta, domingo, durante três meses, de uma forma bem regular, os resultados serão melhores, do que treinar de vez enquanto.

Digamos que um aluno já corra de uma forma regular, e o seu objetivo seja emagrecimento, eu daria 1 hora de corrida leve em um porcentual entre 60 a 70% da sua freqüência cardíaca pelo menos 4 vezes por semana. E paciência , pois emagrecer pode levar até cinco vezes mais tempo do que levou para engordar.

Professor Luis Tavares
Telefone: (11)3159-8456 - e-mail: e.c.tavares@uol.com.br 
site: http://www.ectavares.com.br


chove chuva, chove sem parar

Aqui chove muito, e uhu! Vou correr na esteira!!! Correria ao ar livre também, se aqui houvesse uma pista ou parque ou coisa parecida, mas correr na rodovia, chovendo e escuro é pedir para acontecer algo ruim.
Ontem fui ao cabelereiro, melhor cabeleireira, a Jô, e iluminei meus cachos, gostei do resultado!desculpe a qualidade da foto, mas minha lampada queimou, e como cheguei antes das sete, estava meio escuro...

I blog with BE Write