terça-feira, 29 de novembro de 2011

Inaugurações no Atacado

Hoje teve inauguração aqui em Quintana. Inauguração não, inaugurações! A nova Praça Juliana Raimundo, o Parque Infantil, o PAS do Salão Branco, o Campo de futebol! Nunca aqui em Quintana teve tanta inauguração! Meu Pops , que já viajou o Brasil todo ministrando cursos de pós graduação e divulgando seus livros, ao ver Quintana dessa ultima vez que veio, pensou se tratar de cidade diferente da que mostrei a ele, há quatro anos! Me pediu para que eu construísse um "puxadinho" na chácara para quando se aposentar! Bom, sabe lá quando vai ser isso....
Teve também a entrega de tratores e duas casas.
Fico animada ao ver como Quintana cresceu!
Feliz Aniversario, Quintana!

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Pops escreveu outro livro!

Droga de segunda-feira... Fiquei mal acostumada.. Meu querido pops veio de Brasília me visitar esse fim de semana, com a Mops. Pops está animado, acabou de escrever outro livro, uma revisão sistemática das obras da codificação espírita e as do Chico.
Aguardem notícias!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Gravidez da Adolescência

Todo mês surge mais uma grávida com 14 anos aqui no meu postinho. Não sei mais o que fazer.
Temos tentado palestras, reuniões. O problema que não é por falta de informação que a adolescente engravida. A maioria absoluta conhece todos os métodos anticoncepcionais de cor e salteado,e dão banho em muito marmanjo. O que acontece é que muitas estão já na terceira geração de gravidez precoce na família (avó engravidou aos 16, mãe aos 15, e ela aos 14), então não conseguimos ter penetração nesta família. E em outras há o pensamento fantasioso de que a adolescente terá uma vida melhor, com sua própria bolsa-família.
A partir do mês que vem prepararei uma série de palestras (e pretendo disponibilizar o material aqui no blog, ou quem quiser contacte-me no email doutoraleilany@hotmail.com) digamos um pouco mais "agressivas", onde explicarei as morbi-mortalidades da gravidez nesse grupo, com fotos Mais "chocantes", pois geralmente as fotos são de adolescentes com barrigas lindas, sentadinhas em grupos, aguardando a chamada para o pré-natal, chega a ser até uma visão romântica da situação. Colocarei fotos de cirurgias cesareanas, adolescentes na UTI, óbitos. Terapia de choque. Pode ser politicamente incorreto, pode sim. Mas mais politicamente incorreto é eu ver todos os meses mais uma adolescente que vi crescer, que fiz nascer, engravidando, saindo da escola, não tendo oportunidades no mercado de trabalho e sendo excluída de uma vida melhor (faculdade, mestrado, um casamento mais maduro, ou simplesmente uma vida independente).
Outra coisa que farei é gravar o choro de um bebê com cólicas, e trabalhar o som, para que o choro fique contínuo por 3 minutos. E nas palestras usarei essa gravação em uma dinâmica. Após ouvirem o som, as (e os) adolescentes escreverão o que vier a mente. Depois haverá leitura dos papeizinhos e falarei: "Pois é gente, e foram só 3 minutinhos... Para um adulto já é complicado... Já pensou, você ouvindo esse som por 3o minutos, 3 horas... E sem ninguém para ajudar, muitas vezes sem condução para levar o bebê a um médico...".
Pois é,o ser humano é assim... Muitas vezes falar manso não resolve, vamos partir para falar alto...

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Cães, Nossos Amigos

O que diremos de uma pessoa que atira em um cão? Atira assim, sem provocação, por esporte ou crueldade. Pois é, o cão amarelo que aparece no post estradinha foi cruelmente alvejado na cabeça. Havia um orifício de entrada e de saída. Ele ainda caminhou até a chácara e morreu.
Ficamos arrasados.
O que dizer a essa pessoa que fez isso?
Animal?
Não animal não. Os animais usualmente não atacam sem provocação. E essa cão, ironicamente chamado de Feroz, era labrador,o mais manso e boa gente dos meus cães. Tenho dele uma lembrança que comprova que os cães são capazes de empatia e humor. Uma vez estávamos todos na ponte da represa, jogando uns aos outros na água. O Feroz olhou um lado,outro, e viu a Rúcula, uma mestiça (que também foi "sumida") de poodle com pinscher, na beira da ponte. Não pensou duas vezes: Tchibum! Jogou a Rúcula na água.
Eu devia ter filmado isso, mas a gente nunca tem uma câmera na mão na hora certa.
Eu não estava em casa na hora que ele morreu, estava de plantão salvando vidas, enquanto alguém tirava a vida de meu melhor amigo...

domingo, 20 de novembro de 2011

Gentilezas e Palavrões

Acabou-se o fim de semana, com um bom saldo... Esta noite não dormi um segundo, atendi bastante, mas o ritmo do particular é diferente, menos pacientes, então finalmente consigo dedicar-me mais a cada um, conversando, escutando. Bom, mais escutando do que qualquer outra coisa.. Atendi 50 pc nas 24h, destes 40 eram idosos! Aí vou chegar ao ponto. Não é o inglês a linguagem universal, muito menos o esperanto que faleceu antes mesmo de nascer. É a gentileza, o sorriso. Não tem um doente, seja ele rico ou pobre, quintanense ou paulistano, católico ou judeu, que não abra um sorriso, por menos que seja, ao adentrar a sala de consulta e me encontrar ( mesmo descabelada ) e eu cumprimentar em alto e bom som: "Bom diaaaa!". É impressionante, a pessoa pode estar infartando, mas um sorriso leva a outro sorriso de volta, e o calor humano que emana das relações interpessoais, por mais passageiras que sejam, é o alimento de nossa alma, e não tem cansaço ou fadiga que resista a um doentinho que sorri e fala: "Deus te abençoes, doutora"! Pronto, pode chamar o próximo que meu cansaço já se foi!
Outra coisa, mudando radicalmente o assunto.. Sei de onde Tupã tirou os nomes absurdos que põe nas ruas... Daqui, de São Paulo.... Praça Omaguás, Itaquera, Itaim Bibi.... Cada nome... Bom daqui a pouco vou pegar o busão de volta. Deixo algumas fotos de hoje:












































sábado, 19 de novembro de 2011

Plantão SP

Esta última semana foi um pouco agitada, mesmo eu estando de folga no PSF... Comprei um microscópio para melhorar o diagnóstico nas minhas consultas no PSF... Para quem não sabe, antes de ser médica eu sou técnica em análises clinicas ( além de ser musicoterapeuta também, mas isso já é outra história....), embora precise desenferrujar...
E hoje estou aqui em Sampa, no Hospital Jardins, particular, atendendo o PA adulto, e estou gostando muito!
Amanhã posto fotos!



terça-feira, 15 de novembro de 2011

Estradinha


Quando acabo de correr e vou para casa, esta é a imagem que avisto no último km.
A familiaridade da estradinha da chácara dá a esses últimos mil metros de jornada um charme especial de dever cumprido, de aventura.
Muitas vezes penso que atualmente não corro mais para emagrecer ou manter a forma, já nem ligo mais para isso,como de tudo um pouco. É engraçado, tudo isso, a balança, as tabelas de pontos, as planilhas de calorias, tudo ficou secundário.
Corro para sentir o vento no rosto, sentir as pernas fortes, mais fortes do que nunca. Sinto meus músculos pulsando a cada passo. Minhas costas ficam relaxadas e ao mesmo tempo tensas e ágeis, coxas e panturrilhas rígidas como mármore. Pés que voam.
Ouço a música, tenho prazer nisso, e ‘as vezes corro cantando.
Penso no meu dia, e as situações estressantes ficam longe.
E ao chegar em casa, vejo meu cão me esperando e essa estradinha.
Penso que quando um dia eu for embora de Quintana (afinal só árvore cria raiz), levarei essa imagem comigo.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Sala de Aula


Tanta coisa nova acontecendo na minha cabeça, que ‘as vezes penso que deveriam vender pendrives para acessar nosso cérebro. Assim eu procuraria todos os conhecimentos novos no Google, daria um ctrl+C e ctrl+V para o pendrive que depois eu colocaria os 8 giga de conhecimento extra no meu cérebro ligando o dispositivo a minha orelha esquerda! Não seria ótimo?
Não sei como deixei passar três anos sem fazer qualquer curso presencial... Fiz três cursos ‘a distância (UTI, ECG, Pronto-Socorro) nesse meio tempo,cada um durou quase um ano, mas presencial é diferente. Tem aquela coisa de caderno,caneta,palestras. A dificuldade é a mesma, mas o fato de se deslocar para uma outra cidade, de investir um dinheiro maior, já te coloca num outro patamar de responsabilidade.
Tem também a coisa de se tornar conhecida em outras localidades, ter acesso a outras tecnologias, conhecer novos produtos e fórmulas.
Só penso que eu gostaria tanto que todos tivessem a oportunidade que estou tendo. Amo estudar  e gostaria que todos que gostassem de adquirir conhecimento pudessem fazê-lo. Em um mundo mais justo, o conhecimento deveria ser acessível a todos, e estimulado pelo Estado, não dificultado. Entidades particulares sempre existirão, mas deve haver alguma forma de alcançar mais igualdade cultural.
Em um Brasil onde um Presidente da República com alto índice de aprovação vai a público para se vangloriar de nunca ter lido um livro, é de se esperar mesmo que não hajam maiores investimentos em educação e cultura.
Não dá para o adolescente ir para a aula e se ligar no que o professor está dizendo, se ao chegar em casa ele tem acesso a tecnologias muito mais atraentes, como o PC, o videogame,e até o celular.
Tem que ter mais investimento e trazer as tecnologias para a sala de aula.
E assim, todos poderão sentir a mesma alegria que tenho, em sempre me manter atualizada e antenada!

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Quarta-Feira

Hoje é quarta-feira, dia de pré-natal aqui no PSF. Acordei muito cedo,pois gosto de escrever antes do sol nascer, e postar essas coisas do celular, no caminho, pois não quero usar a internet do PSF nunca, nunca, nunca para coisas pessoais. Lá, só a trabalho. Honestidade nunca é demais.
Bom, é lógico que estou com sono e etc.
Mas o que eu gostaria de dizer hoje é que a gravidez está banalizada.
A gestação é um fenômeno físico-espiritual, algo sagrado, fenomenal, e está reduzido hoje em dia,muitas vezes (não quero generalizar) a uma oportunidade para sair da casa dos pais e ganhar uma bolsa família.
Muitas jovens não previnem a gravidez por acharem lindo ter um bebezinho do seu amor. Bom, isso é lindo mesmo, mas com responsabilidade.
Uma criança é para toda vida seu filho. E o gasto não é só o financeiro,é emocional também. São noites mal-dormidas, rejeição do parceiro, que 'as vezes por imaturidade sai na rua e deixa a jovem com o bebê com cólicas em casa.
Uma bolsa família da Dilma, por mais que ajude, e estimule o setor financeiro, e diminua as desigualdades, e etc, não é nem de longe suficiente para sustentar uma casa.
Peço as jovens e aos jovens que pensem uma, duas, três,mil vezes antes de praticar sexo sem proteção. A alminha que pode reencarnar a partir daquele ato sexual sem proteção não mereceria vir ao mundo de uma maneira não planejada, e pior, impensada.
Pense, converse, e se necessário procure o serviço de saúde para informações e medicas contraceptivas!

sábado, 5 de novembro de 2011

Estou cansada, estou feliz

Estou mortinha. Hoje já andei uns 10km fácil, indo e vindo do curso, indo pro Shopping! Estou nas nuvens, cansada mas feliz. A aula hoje foi outro show.
Quero agradecer primeiramente a meus colegas da região que tb fazem especialização em dermato e estética. Vou explicar, antes de me matricular no IPEMED , pedi a conhecidos que já faziam o curso me indicarem o local onde faziam. Como não obtivesse resposta, procurei na Internet e achei alguns, entre eles o IPEMED , que não conhecia. Como não conhecia nenhum, comecei a escrever emails e a ligar. Daí conheci a Viviane, que com a sua gentileza e cordialidade ( e muita paciência ) acabou me influenciando e vim o cá! Graças a Deus! Ainda bem que tenho colegas que nem sei porque não me falaram onde faziam o curso, porque não os vi por aqui, azar o deles!!!!! Tenho certeza que aqui é muuuuito melhor!!!
Hoje novamente tivemos aula com a Profa Dra. Valéria Petri ( que escreveu o livro Dermatologia Prática, entre outros). Hoje folheei o livro e apaixonei, e como hoje não tinha tempo$, devo adquiri-lo na próxima vez. A aula foi um show, já comentei no Face e no Twitter, além de ter falado pro meu Pops, que é consultor educacional lá em Brasília (www.ilape.com.br).
Tivemos também um Coffee Break, que Graças a Deus tinha opções de sobra p mim, que na qualidade de vegetariana, em muitas situações até acabo me isolando, porque na minha cidade, reuniões de médicos nunca tem coisas sem bicho morto, mas hoje comi rissoles de milho , esfiha de brócolis, pãozinho recheado com quatro queijos... Hunmmmmm, uma delícia!
Os colegas tb me pareceram muito cordiais e prestativos! Todos animados com o curso e muitos já comprando os livros! É bom assim, porque um ambiente de gente interessada em aprender tem outra energia!
Sinto muuuuuitas saudades do meu Zé e das "crianças", mas toda hora trocamos SmS e nos falamos com os bônus da Vivo.
Confesso que voltar vai ser bom por causa da família, mas vai ser difícil controlar a ansiedade para voltar logo. Aprendi tanto nesses dias que nem pareço a mesma pessoa, e conhecimento é uma cachaça ( bom acho né... Nem bebo...) que a gente bebe, bebe, e já acorda querendo mais...

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Minha Horta

Esse fim de semana mexi com minha hortinha. Já colhi alface,almeirão, brócolis e cebolinha.
Tem uns quinze dias que plantei tomate e couve.
O tomate não nasceu não, mas acho que a semente estava vencida, mas a couve...
Olha é a coisa mais lindinha... Ela nasce primeiro com duas folhinhas, em formato de coraçãozinho...
Eu vou falar, acho que é uma terapia.
Nasceram umas braquiárias, que insistiam em abafar meus filhotinhos de couve, então eu como mãezona, fui lá e arranquei as braquiárias, na mão, uma por uma.
Comecei depois do almoço e fiquei ali, abaixada, com a mangueira de água na mão. Eu ia molhando e depois enfiava o dedo por baixo da raiz e arrancava a danada, até com uma certa raiva...
Quando vi, já tinham se passado duas horas, e eu nem havia notado!
Meus antebraços estavam todos pinicando, com bolinhas vermelhas, acho que a folha da braquiária deu um tipo de alergia, zic-zira, como minha professora de dermato falava.
Nas valeu a pena, hoje parei o carro antes de ir trabalhar e lá estavam minhas couvinhas, todas sorridentes, felizes...
Dá até dó de comer...