domingo, 31 de julho de 2011

Posto Carinhoso

Desde 1999, quando vim morar e trabalhar na região tenho um vício: parar no Posto Carinhoso de Pompéia, interior de São Paulo, proximidades de Marília. Território da Jacto.
O pão de queijo não é feito por eles, vêm em singelos baldinhos brancos, mas é habilmente preparado lá e servido sempre quentinho. Tem várias outras opções de lanches e salgados, além de refrigerantes e cerveja (eca!). Tem revistas, jornais e até bonés irados! Recomendo!
Agora vcs me dêem licença que vou avançar no meu pãozinho de queijo!!!
Beijos na cacunda e inté segunda!

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Moção Honrosa

Gente, recebi uma moção (não é moça grande, meninas, é tipo uma homenagem!) da Câmara dos Vereadores aqui de Quintana:
Fiquei tão orrrrrgulhosa! Metida!
Cheguei em casa e mostrei: "Ganhei uma 'coisinha'". Quando minha família viu, ficaram todos eufóricos!
É muito legal a gente receber uma homenagem, ainda mais assim, porque aqui em Quintana, os políticos são gente que nem a gente. A maioria é usuária do SUS, a maioria compra e trabalha aqui mesmo. São pessoas comuns, que encontramos na rua, no mercado, na igreja (para quem é fã de igreja).
Deveríamos dar mais valor 'a classe política. Como podemos reclamar das coisas se não participamos do dia-a-dia de nossa cidade?
Vocês sabiam que são os vereadores que fiscalizam as contas do município? E que transformam boas idéias em projetos de lei para depois virar leis municipais para ajudar o município crescer e desenvolver-se?
Olha, muito obrigada a todos os vereadores de Quintana, e principalmente ao povo de Quintana, que sempre, mas sempre mesmo me tratou com muito carinho e respeito, e mesmo quando eu fui trabalhar em outra cidade iam atrás de mim somente para me dizer que eu fazia falta. Significa muito para mim!

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Correr na "pista"

Aqui no interior de São Paulo, o povo fala que corro na "pista". Para nós corredores, correr na pista é coisa de velocista, pois entende-se que pista é aquela pista de corrida mesmo, o sonho de qualquer um que corre atrás de resultados.
Mas aqui, correr na pista é o mesmo que correr da estrada.
E eu corro na estrada, todos os dias, após oito longas horas de serviço como médica de família no postinho de saúde local.
Para mim correr é uma forma de relaxar o estresse do dia inteiro. Se eu não correr nem durmo direito.
E correr na estrada é uma delícia!
Vou no contra-fluxo, o iPod gritando dance music, as passadas "pei-pei-pei-pei", e montanha acima eu vou, depois montanha abaixo, metro a metro, até completar 10 km!
Muita gente aqui da minha cidade não acredita que fço isso, acham que eu invento. Quem acha isso é porque não me conhece.
E lá vou eu de novo, no fim do dia, pode estar até nevando!
E correr é assim gente. Correr ou qualquer outro esporte. É igual comer, dormir. Não é só quando vc está "a fim", é sempre!

terça-feira, 26 de julho de 2011

Atividade de Sala de Espera

Ainda na linha de clipes informativos para passar na sala de espera do postinho, tem esse que fiz na Secretaria de Saúde, com a Enfª Andréia, competentíssima (é verdade mesmo, não é puxasaquismo não!) e inteligentíssima e pessoíssima secretária de saúde, ou diretora de saúde, como ela gosta de ser chamada. Esses vídeos são importantes, porque na sala de espera tem uma TV-HD, e, cá entre nós, Ana Maria Braga a gente vê em casa! (bom, eu não, nunca!). Mas informações a respeito de hipertensão, diabetes, cidadania a gente raramente assiste em casa.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Fotos Série Delta Segunda Etapa Ribeirão Preto

Ainda não tinha tido tempo de baixar as fotos do iPhone p o computador, ontem fiz isso. Dia 17, domingo passado, eu e meu QM (querido marido) José Antônio, fomos a Ribeirão Preto correr os 10k. Foi muito bom, como deveria ser toda corrida. A maioria corria por pura diversão, por bem-estar!






quarta-feira, 20 de julho de 2011

Falando em dor versus saúde

Achei esse video do Rodolfo Lucena por acaso, no YouTube e achei muito apropriado o discurso dele, que bate com o que eu havia dito ontem.
Será que não ter dor é sinal de saúde?
Será que ficar parado é a melhor maneira de conservar sua saúde?

terça-feira, 19 de julho de 2011

Agora é tarde

Putz, meu pé direito dói, e meu joelho também. Mas agora é tarde, já viciei!
Quem disse que falta de dor é saúde?
Se eu estivesse no sofá, meu pé não ia ter uma bolha sequer...
Mas é saúde, assistir toda a programação da Globo, da Record e cochilar babando?
Deus me livre. Deixa eu correr, deixa eu torcer o pé e ter bolha no dedão!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Confiram o livro de Miguel Nicolelis, um neurocientista, cogitado até para o Nobel de Medicina. Ele versa sobre a interface cérebro-máquina.
Tem uma visão colaboracionista do cérebro, ao contrário da visão atual, que diz que os neurônio são superespecializados, trabalhando em separado. Diz ainda que as redes sociais são o sucesso porque o cérebro de certa forma é uma rede social.
Confiram o experimento que fez para propor uma interface cérebro-máquina:

sábado, 16 de julho de 2011

Corrida em Ribeirão

Daqui a pouco estarei viajando para Ribeirão Preto, participar da segunda etapa da série delta.
Pela segunda vez vou correr os 10k em uma competição.
É a minha quarta corrida. Na primeir etapa da série delta, corri os 5k e faturei o primeiro lugar na minha categoria!
Confiram o site!

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Ainda PSF

Ainda na linha saúde da família, fizemos outro vídeo, agora mais focado na hipertensão arterial.
Muitos são hipertensos e nem sabem.
Muitos sabem e nem ligam.
Poucos tratam.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Nunca Erre no Endereço de E-Mail!

Essa foi demais, quem me enviou foi meu pai, um pacato cidadão, conhecido como Celsão das Candongas!
Um casal decide passar férias numa praia no Caribe, no mesmo hotel onde passou a lua de mel 20 anos antes.
Por causa do trabalho, a mulher não pode viajar com o marido. Deixa pra ir alguns dias depois.
Quando o homem chega a seu quarto do hotel, vê que há um computador com acesso à internet.
Decide então enviar um e-mail à mulher, mas erra uma letra sem perceber e o envia a outro endereço.
O e-mail é recebido por uma viúva que acabara de chegar do enterro do marido.
Ao conferir seus e-mails, ela desmaia instantaneamente.
O filho ao entrar encontra a mãe caída perto do computador.
Na tela escrito:
-Querida esposa. Cheguei bem. Provavelmente você se surpreenda em receber notícias minhas por e-mail.
Mas agora tem computador aqui e pode-se enviar mensagens às pessoas queridas. Acabo de chegar e já me certifiquei que está tudo preparado pra você vir na sexta feira.
Tenho muita vontade de te ver, e espero que sua viagem seja tão tranqüila como está sendo a minha.
Obs: NÃO TRAGA MUITA ROUPA, AQUI FAZ UM CALOR INFERNAL!!!!

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Nike Plus+

Já faz um mês que estou usando o apps Nike Plus+ no iPhone para meus treinos e tenho gostado bastante. Eu usava o RunKeeper, que acredito ser melhor que o Nike, pois conta com mais recursos, tem altimetria, compartilhamento de rotas e percursos no site deles.
Mas o Nike Plus tem interface mais amigável, e tem em português, não que o inglês seja problema para mim, mas é mais confortável em português.
Além disso, coisa de garotas... O RunKeeper é todo em azul , o Nike Plus é em vermelho!
Confira os dois e me fale o que vc acha:
Runkeeper
Nike Plus+

terça-feira, 5 de julho de 2011

Que Frrrio!

Muita gente pensa que treinar no frio é perigoso para a saúde. Isso é pura lenda. Deve-se tomar cuidado para aquecer principalmente as extremidades, orelhas, mãos, pés, nariz, com corta-vento ou outros acessórios, mas não deve-se parar de treinar no frio.
É no frio que muitos atletas se superam e batem seus recordes pessoais, pois no frio a frequência cardíaca é mais baixa.
Queima-se muito mais calorias no frio também. Mas também come-se muito mais no frio, e alimentos mais gordurosos e calóricos. Isso se dá porque o organismo naturalmente tenta compensar o maior gasto calórico procurando alimentos mais energéticos. Isso não é desculpa para ninguém "descontar" e engordar.
Procure trocar o leite integral pelo desnatado, os queijos gordurosos por ricota, queijo de minas e requeijão light.
Não sentimos tanta sede no verão, então hidrate-se mesmo sem sede.
Não deixe a preguiça te dominar, aproveite para treinar e perder aqueles quilinhos a mais.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Roupa Velha

Não tem coisa melhor que jeans velho, tem?
Não adianta vir com roupa cara prá mim, é o jeans velho que eu quero vestir. Achei essa foto de fevereiro de 2000, quando eu comprei esse carrinho maravilhoso, que muitos odeiam, mas eu amo. Vejam o detalhe da jaqueta, que já ganhei usada, em 1993 (na foto a jaqueta tinha 7 anos).
Na outra foto, tirada agora, a jaqueta já tem então, 18 anos, no mínimo. Rasgou no punho, na gola, mas veste bemmmmmmmmmmmm melhor agora.
Isso me faz pensar que 'as vezes usamos roupas para estar na moda, para sermos notados, tudo bem, nada contra, mas quem realmente somos se revela no detalhe de uma roupa que gostamos, no jeito de andarmos e falarmos, no tom da voz, no jeito de olhar. Isso não há modinha que revele. Aliás muita gente esconde o que realmente é em modismos e modinhas.
Fico pensando no dia que minha jaqueta "morrer", de morte morrida, depois que as mangas caírem e a gola desmanchar, vou ficar muito triste!

domingo, 3 de julho de 2011

sábado, 2 de julho de 2011

TRX

TRX é um tipo de treinamento e condicionamento físico bem puxado, usado pelos seals e marines. Utiliza cordas e elásticos, e o peso é o do próprio corpo em suspensão. Tem equipamentos próprios para isso, mas resolvi improvisar com meu pano de tecido acrobático. Confiram!

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Moço Pára Aí Que Eu Quero Descer

Nosso corpo é a máquina mais perfeita que poderíamos ter. Mesmo avariado ou defeituoso possui mecanismos avançados e engenhosos de se auto regular. Por exemplo, se temos uma queda de pressão arterial, logo o coração acelera, na tentativa de compensar o pouco oxigênio que as células do corpo estão recebendo por causa do pouco fluxo do sangue, mandando sangue mais rapidamente. Por um tempo limitado o organismo consegue compensar várias descompensações físicas.
No entanto, se uma lesão ou condição for mantida por muito tempo, tais mecanismos tornam- se inúteis ou até lesivos. Isso ocorre porque tais mecanismos foram "planejados" para somente "segurar as pontas" até conseguir ajuda para retornar ao equilíbrio.
Em uma coisa o ser humano supera todas as outras espécies, na capacidade de estragar o próprio corpo.
Temos que ter em mente que nosso corpo é antes de qualquer coisa, o veículo que permite a nossas consciências andar e interagir. Sem nosso corpo estaríamos obviamente mortos, e de acordo com a crença de cada um seríamos, no mínimo uns fantasminhas meros espectadores da realidade, sem ter como nos fazer notar.
Sabendo disso irrefletidamente e diariamente, de posse de nosso livre arbítrio, enfiamos goela abaixo quilos e quilos de guloseimas, bebida alcoólica, e alguns ainda se intoxicam utilizando drogas. Não consigo entender tais pessoas. Considero um suicídio se entupir de massa, esperando que por um milagre que a pança diminua e não passe mal depois. Ou um hipertenso que não toma a medicação e beba "todas". Isso não é um ônibus, que puxamos a cordinha e pedimos para descer. É nossa vida!
Ao invés de ficarmos fofocando da vida dos outros, quem engordou, quem largou do marido, devíamos mesmo nos preocupar com o que enfiamos goela abaixo e com o que podemos fazer para melhorar nossa vida e a vida do próximo. Me lembro que a Irmã Diva, uma ótima amiga, dizia que o próximo é primeiro quem está mais próximo mesmo, o marido os filhos.
Devemos então cuidar desse veículo maravilhoso que nos foi dado de graça, e para isso acontecer, não estragá-lo já é um ótimo começo.
A nós mulheres foi dada uma grande responsabilidade, que é cuidar de nossa família. Adquirir novos e saudáveis hábitos é importante para todos à medida que quem cozinha, quem decide quais alimentos são comprados é geralmente a mulher.
Gente, não dá para continuar achando que tem remédio para tudo, tem não. Principalmente para falta de juízo. Não dá para trocar de corpo quando esse estragar, vc vai morrer mesmo! Toma jeito e se cuida! Comida é para matar a fome e só! Gula além de ser falta de educação é suicídio. Beber e se drogar, fumar então, acho que é suicídio também, mas não só do corpo.
Então, não pára ainda não, que eu não quero e não vou descer tão cedo!